quarta-feira, 30 de abril de 2014

RetroGame: Castlevania


Castlevania é um jogo de aventura/plataforma lançado, primeiramente, no Japão com o título de Akumajō Dracula pela Konami em 1986 para Famicom Disk System. O jogo não recebeu muita atenção até sua conversão em cartucho para Nintendo (vulgo Nintendinho) no ano seguinte. Mesmo sendo sequencia  do jogo Vampire Killer lançado pra MSX, Castlevania é o primeiro jogo da série de nome homólogo. Agora sem mais chorumelas, vamos ao que interessa.

Game: Castlevania
Plataforma: NES
Gênero: Plataforma
Ano: 1987
Produtora: Konami

O game conta com uma história básica e simples: a cada 100 anos Drácula desperta do seu sono de beleza para sair por aí mordendo pescoços alheios. No ano de 1691,  Simon Belmont, tataraneto do lendário caçador de vampiros, Christopher Belmont, descide da cabo do morcegão.



De início o jogo parece um pouco 'desconfortável' devido o boneco ser meio paradão, as cores do personagem e do resto do cenário não serem muito diferente, além das malditas escadas que é preciso uma ginga melhor que a da Carla Peres pra subir. Mas logo a música e a adaptação fluem e tudo fica bem. Enfim, a ideia é perseguir Drácula por toda a mansão até ele se cansar de brincar de esconde-esconde e ir pro fight.

Ao longo do caminho aparecem alguns seres para serem mandados de volta para os quintos dos infernos como gárgulas, morcegos, esqueletos, dentre outras criaturas do cruzando do Satanás com o Chupa-cabra. Para dá conta desses elementos o jogador inicia com um chicote, mas a medida que avança o jogo é possível trocar de arma destruindo algumas velas (wtf?) que podem dropa machados, facas, cruzes, magias e etc, além de corações que são a fonte de energia, utilizado para soltar magias. Já para recuperar o life Simon deve comer um belo de um peru gigante... inteiro.


As melodias são um dos pontos fortes do jogo, pois ao contrário da maioria dos games da época, não são muito repetitivas. Este fato provavelmente pode ser atribuído ao temporizador, onde o jogador é forçado a se mover continuamente e sem bloqueio de valores de tempo.

Apesar de sua versão  mais conhecida ser a para NES, Castlevania também foi lançado para Amiga, DOS, Commodore 64, Microsoft Windows. As versões para  MSX2 e Arcade tiveram algumas poucas diferenças do original e foram intulados como  Vampire Killer e Haunter Castle, respectivamente. O game ainda foi mais tarde lançado para outras plataformas mais modernas.

# Compartilhar :